Investir em imóveis, vale a pena?

10 de agosto de 2015
Mehdi Moona

Se você tem algum dinheiro guardado e está em busca de algum bom investimento, com certeza você já pensou em investir em imóveis, mas será que vale a pena mesmo? A primeira coisa a ser levada em consideração é qual o seu perfil de investidor. Investir em imóveis é um investimento como qualquer outro e por isso alguns pontos devem ser levantados.

 

O primeiro é que você não deve investir mais de 30% do seu patrimônio em imóveis. E o segundo, mas não menos importante é que, ao contrário do que a grande maioria das pessoas pensam, investir em imóveis não é garantia de lucro, ou seja, também oferece riscos.

 

Antes de fazer seu primeiro investimento é bom checar o valor do metro quadrado e compará-lo com os valores de metro quadrado de outras regiões. Nem sempre um imóvel com valor de metro quadrado baixo vai valorizar. Os preços podem ter caído devido a uma grande oferta de imóveis na região. Por isso é importante verificar se os preços em outras regiões também caíram ou se foi só naquela região.

Outro ponto importante de verificar é o bairro apresenta chances de valorizar ou se ao longo dos anos o preço tem se mantido estável!

 

Faça as contas.

Ao contrário de outros tipos de investimentos, um imóvel só vai te trazer dinheiro se o mesmo for alugado ou vendido por um preço muito superior ao que você pagou. Enquanto o imóvel estiver desocupado, os custos de condomínio (se presentes) e de manutenção são por sua conta. Além disso, quando alugado, corre o risco do locatário não conseguir arcar com o valor do aluguel e acabar inadimplente.

Vale considerar também que vai demorar alguns anos até que você comece a ter retorno pelo imóvel, mesmo que alugado. O valor do aluguel varia em torno de 0,5 a 0,8% do valor do imóvel, mas você também tem que arcar com a comissão da imobiliária e com o Imposto de Renda, que é de 15%.

Investir em imóveis é sim um bom investimento, principalmente se você estiver se preparando para conseguir algum dinheiro extra na aposentadoria. Porém, é necessário que você verifique se consegue lidar com os riscos do imóvel se desvalorizar ou de ficar meses sem nenhum inquilino. Também é importante calcular todos os gastos em taxa que terá para verificar se investir em imóveis condiz com seu perfil de investidor.

 

E caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco. Nós da Área Vip Imóveis vamos ajudar você a se tornar um investidor de sucesso!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *