O que levar em consideração antes de comprar um imóvel

10 de agosto de 2015
Mehdi Moona

Se seus pais moram na mesma cidade que vocês, pode ser que vocês decidam permanecer no bairro onde um dos dois cresceram, mas, pode ser que vocês estejam em busca de algo diferente ou que morem em cidades diferentes. Nesse caso existem uma série de coisas que devem ser levadas em consideração antes de encontrar o lar doce lar. Por isso, vejam as nossas dicas e evitem surpresas.

 

Escolhendo o Bairro

Além de ser um bairro que caiba no orçamento de vocês, para escolher um bom imóvel é necessário levar em consideração se o bairro está próximo (ou pelo menos oferece boas opções de transporte/caminho) até o serviço de todos os moradores.

Além disso, mesmo que vocês ainda não tenham filhos, é interessante escolher um bairro que tenha boas escolas por perto, para evitar que num futuro tenham que se mudar por causa da falta de escolas na região.

Também é muito importante averiguar se próximo ao local do imóvel há: padarias, mercados, farmácias, hospitais e algumas opções de lazer.

Segurança costuma ser um fator preocupante, principalmente em regiões metropolitanas, por isso, não se esqueça de verificar os índices de assaltos e homicídios no bairro para não acabar em alguma cilada.

 

Casa ou Apartamento?

Escolhido o bairro está na hora de resolver se vocês querem morar em casa ou apartamentos. Caso a opção escolhida seja a Casa, também é importante resolver se será em casas em condomínio fechado ou não.

É importante levar em consideração que as casas oferecem uma maior liberdade e privacidade já que os vizinhos ficam mais distantes. Além de, na maioria das vezes, ser possível ampliá-la. Já os apartamentos são mais seguros mas os vizinhos ficam bem mais próximos e obras de ampliação são praticamente impossíveis, exceto se você comprar o apartamento ao lado também.

Caso opte por apartamento ou casa em condomínios fechados, não se esqueça de verificar as regras e se animais de estimação são permitidos. Também é importante verificar as vagas da garagem (se existentes) e como costumam ser delimitadas as vagas. Verifique também se há algo que possa impedir que seu carro caiba na garagem ou que possa atrapalhar na hora de estacionar o carro.

Na planta, em construção, novo ou usado?

Depois de tudo isso ainda é necessário decidir em qual estágio da obra estará o imóvel. Aqui já conversamos sobre as vantagens de comprar um apartamento na planta, mas você também pode comprar algum apartamento já em construção, um novo ou algum usado. A única dica é sempre verificar possibilidades de valorização e quando o imóvel for usado é imprescindível que você entre em contato com um corretor de imóveis antes de fechar o negócio.

 

Alguns documentos podem estar vencidos ou pode ter alguma impossibilidade de compra do imóvel que só te trarão complicações e dores de cabeça, portanto se o imóvel for usado, é bom contar com ajuda profissional.

 

Depois de analisar tudo isso você já terá passado por diversos imóveis e já estará inclusive com alguma prática, portanto a compra do imóvel já estará um pouco mais perto e real para você. Mas, caso precise de ajuda profissional, não hesite em nos contatar via telefone: (11) 3499-9335 ou aqui no site mesmo!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *