Os temidos gastos com documentação

10 de agosto de 2015
Mehdi Moona

Alguns compradores de primeira viagem podem subestimar os valores gastos com documentação na hora de comprar o primeiro imóvel, por isso, nós da Área Vip Imóveis fizemos esse post para você poder se preparar parar esses gastos “extras” e não passar nenhum apuro na hora de realizar o seu sonho.

É importante ressaltar que os gastos com documentação podem chegar a 7% do valor do imóvel, e quando algumas taxas extas como Laudêmio são embutidas, esses valores podem ser ainda maiores. Se você quer saber se a região onde você vai comprar seu imóvel está sujeita ao Laudêmio, clique aqui e leia mais.

Nesse post abordaremos taxas comuns à maioria dos imóveis e não taxas específicas como o Laudêmio.

Para ter certeza de que todos as taxas estão devidamente pagas e que você não vai ter nenhuma surpresa é recomendável que você contrate um advogado para te auxiliar ou poderá se surpreender com alguma coisa no futuro.

Dentre as taxas e papeladas mais comuns na hora de comprar um imóvel temos:

-Certidão negativa de débitos – esse documento irá garantir de que o imóvel não está sendo usado como garantia de alguma dívida ou que poderá, num futuro ser sequestrado para pagamento de dívidas que nem são suas.

-Verifique se o proprietário está em dia com o IPTU e taxas de condomínio. Caso o imóvel já seja financiado, é importante checar se as parcelas estão em dia. Não se esqueça de verificar as taxas municipais como a taxa de coleta de lixo no município de São Paulo.

-IBTI  ou Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, essa taxa varia de acordo com o município e é cobrada toda vez que um imóvel é transferido de uma pessoa para outra. Em São Paulo essa taxa é de 2% do valor do imóvel.

-Quem é o dono do imóvel? Pode até parecer surreal, mas é necessário que o proprietário do imóvel comprove que o imóvel é realmente dele através de escrituras, ou você poderá se dar muito mal. Verifique também se o vendedor não está com o nome sujo na praça, ou você poderá ter algum tipo de complicação e o imóvel ser sequestrado mesmo após o pagamento de alguma entrada.

Se todas essas regras e documentações forem demais para você, não se preocupe. Nós da Área VIP Imóveis estamos aqui para lhe ajudar e para garantir que você possa comprar seu imóvel sem maiores problemas. Entre em contato, será um prazer lhe ajudar.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *