Quero comprar meu primeiro imóvel!

7 de agosto de 2015
Mehdi Moona

A cultura brasileira prega que pagar aluguel é “jogar dinheiro fora”, e embora alguns economistas discordem disso, conseguir a casa própria acaba sendo o grande sonho dos brasileiros. Além disso, como o nosso ditado diz, “Quem casa, quer casa”, portanto, se você está se casando ou se simplesmente está em busca do seu primeiro imóvel, esse texto é para você!

 

Existem algumas contas que devem ser feitas antes de pensar em comprar o primeiro imóvel. Ao contrário do que muita gente acredita, em algumas situações, é melhor pagar aluguel do que o financiamento! Mas, como estamos falando de sonhos e de estabilidade – afinal, morar em um imóvel alugado sempre traz uma certa insegurança, vamos te mostrar alguns pontos a levar em consideração na hora de comprar seu primeiro imóvel!

 

Vai financiar?

Para quem tem um bom valor no FGTS, é uma boa opção para dar de entrada, afinal, o dinheiro do FGTS rende cerca de 3% menos ao ano do que você receberia se esse mesmo dinheiro estivesse aplicado na poupança. Então, se você tiver uma boa quantia no FGTS, não hesite em usá-la.

Mas, se for necessário financiar mais de 70% do imóvel, talvez seja melhor esperar ter um pouco mais de dinheiro para dar de entrada, afinal, quando maior a entrada, menor o juros que você vai pagar!

 

Tamanho do primeiro imóvel

Outro ponto importante na hora de comprar seu primeiro imóvel é o tamanho. Pode ser que hoje, um imóvel de apenas um quarto seja suficiente para você, mas será que daqui 5 anos isso ainda será verdade? Lembre-se de que é um investimento alto que você está fazendo, então é melhor não arriscar e já comprar algo que se encaixe na sua vida a longo prazo.

 

Imóvel na planta?

Os imóveis na planta costumam ser mais baratos, porém vale a pena levar em consideração o fato de que a construtora pode falir. Então, caso vá comprar algo na planta, é melhor procurar construtoras com tradição no mercado, além de estar livres de reclamações no Procon.

Além disso, vale ressaltar que, infelizmente, a grande maioria das construtoras atrasam as entregas, portanto, ao menos que você não esteja com pressa nenhuma de se mudar para o seu novo imóvel, é melhor pensar duas vezes antes de adquirir um imóvel na planta.

 

Localização

Se a localização já é um fator importante na hora de escolher um imóvel alugado, para a compra do primeiro imóvel a atenção deve ser redobrada. Quando você compra um imóvel, espera-se que seja para morar nele a longo prazo, portanto, é melhor pensar bem se o lar doce lar está próximo do seu local de trabalho ou se tem mercados, padaria e farmácia por perto.

Mesmo que o imóvel não seja para você morar, mas sim um investimento, a localização também é importante, uma vez que pode valorizar – ou desvalorizar – seu imóvel a longo prazo.

 

Outros gastos

Não se esqueça de somar ao valor do imóvel –e das parcelas do financiamento – os valores dde IPTU, condomínio, seguro e documentação. Dependendo do imóvel também será necessário uma reforma, então antes de sair correndo e fechando negócio, é melhor dar uma averiguada e refazer todas as contas, somando todos os valores que talvez você possa ter esquecido. E ai sim se decidir pela compra do primeiro imóvel!

Boa sorte com a decisão e lembre-se que a Área Vip Imóveis está aqui para te auxiliar com qualquer dúvida que possa surgir. Basta entrar em contato via telefone (11), 3499-9335. Aproveite e dê uma olhada nos nossos imóveis disponíveis para venda clicando aqui.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *