O que verificar antes de comprar um imóvel usado
Se comprar um imóvel novo já pode dar e trazer dor de cabeça, imagine comprar um usado. Vale pensar inicialmente que se você estiver pensando em financiar o imóvel, é bom verificar se o imóvel pode ser financiado, uma vez que as regras mudam para imóveis novos e usados. Além disso, como já falamos aqui, é importante contar com um profissional para verificar as documentações.
As documentações.
Já que esta costuma ser a parte que mais dá trabalho, vamos listar quais documentos devem ser averiguados na hora de comprar um imóvel usado:
-Matrícula atualizada do imóvel;
-Certidão negativa de tributos imobiliários;
-Declaração de inexistência de débitos condominiais (no caso de imóveis em condomínios);
-Quitação de IPTU e taxas municipais (como a taxa de coleta de lixo em SP);
-Certidões pessoais dos vendedores.
Outras verificações.
É útil verificar a estrutura do imóvel e para isso existem alguns truques bem legais:
-Para verificar se há vazamentos no vaso sanitário, jogue algumas cinzas (de um cigarro ou queime algum papel) e verifique se as cinzas se movimentam sem a descarga ser acionada. Se houver movimentação, provavelmente é um sinal de vazamento.
-Já para verificar se os encanamentos estão enferrujados, é só abrir as torneiras e verificar a cor que a água sai. Água escura indica problemas de ferrugem.
-Se a pintura estiver muito fresca e os antigos donos se mudaram a muito tempo, pode ser que estejam tentando esconder algum tipo de mofo, vazamento ou infiltração. Vale a pena chamar algum profissional da área.
-A fachada do prédio pode te dizer muito sobre ele. Caso você perceba que já está velha, pode ser necessário fazer reformas em breve e isso costuma implicar em um aumento do condomínio.
-É bem útil visitar o imóvel em horário de pico e acender todas as luzes e abrir os chuveiros para verificar se a rede elétrica está boa. Caso as luzes fiquem mais fracas, isso pode indicar algum tipo de problema, então, caso fiquem com o imóvel, já é bom contabilizar os gastos com novas instalações elétricas.
-Se possível leve um nível com você e verifique se o chão não está torto ou com ondulações. Verificar as quedas d’agua no chão também pode ser bem útil e evita água em locais indesejados na hora da limpeza. Se não tiver um nível, leve uma bolinha e verifique para que lado a bola corre.
-Em casa é importante checar os telhados para verificar se há insetos como cupins ou alguma outra infestação, além de também checar as telhas para garantir que não há nenhuma quebrada.
– Verifique também o chão (caso seja de madeira), os rodapés e os armários embutidos para verificar se não há cupim.
-Um documento importante e que é útil tanto em apartamentos novos quanto usados é o memorial descritivo da obra. Com ele você consegue verificar todos os materiais que foram utilizados na obra e assim evita futuras surpresas desagradáveis.
Os detalhes fazem toda a diferença na hora de escolher um imóvel para chamar de seu, por isso é importante checar tudo com toda atenção possível, e se precisar de algum profissional qualificado para te ajudar, conte conosco!
Nenhum comentário